sábado, 18 de abril de 2015

RESUMO: Guerra Fria


(Churchill, Roosevelt e Stalin na Conferência de Ialta, 1945)

O que foi?

Foi uma "guerra" ideológica, aonde cada lado queria mostrar que seu sistema era o mais forte. Cada lado disputava a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Teve inicio logo após o fim da segunda guerra mundial (1945) e se estendeu até a queda da antiga União Soviética (1991). É chamada de Guerra Fria pois não houve um conflito direto entre os Estados Unidos e a URSS, mas cada lado influenciou em conflitos, mas sempre de lados opostos.

Cenário

 Após a segunda guerra mundial a Europa estava devastada e tomada por exércitos dos EUA e da URSS. Estas eram as superpotências deste período e todos os outros países do mundo (sem exceção) estavam muito longe dessas potências, com isso o mundo ficou dividido em dois polos, e ficou conhecido como Mundo Bipolar.

 

Os lados

(Mundo Bipolar)
  • Estados Unidos: Maior força ocidental e defensor do sistema capitalista, alegando que o capitalismo é a forma mais democrática e de maior liberdade;
  • União Soviética:  Uma união de várias repúblicas soviéticas subnacionais, a URSS era governada por um regime uni partidário altamente centralizado comandado pelo Partido Comunista e tinha como sua capital a cidade de Moscou. Defensora do socialismo, argumentando em defesa do proletariado e solução dos problemas sociais.


 

Acontecimentos

Plano Marshall e COMECON

As nações europeias estavam falidas e destruídas, com isso o Secretário de Estado dos Estados Unidos propôs a criação do plano econômico que passou a ser conhecido como Plano Marshall. O plano econômico tratava de um série de empréstimos a baixos juros para os países europeus aliados, para que estes pudessem se reconstruir. Claro que este plano possuía outros objetivos, que eram o de mostrar os benefícios do capitalismo e repelir que o socialismo se difundisse entre a população descontente dos países europeus.

Para prevenir de que o capitalismo se difundisse entre seus aliados, a União Soviética criou o COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua).


Corrida Armamentista

Terminada a Segunda Guerra Mundial, as duas potências vencedoras dispunham de uma enorme variedade de armas, muitas delas desenvolvidas durante o conflito, outras obtidas dos cientistas alemães e japoneses.

Novos tanques, aviões, submarinos, navios de guerra e mísseis balísticos constituíam as chamadas armas convencionais. Mas também haviam sido desenvolvidas novas gerações de armas não convencionais, como armas químicas, que praticamente não foram utilizadas em batalha. A Alemanha que desenvolveu a maior indústria de armas químicas do mundo, utilizou esses gases mortais em câmaras de gás nos campos de concentração. Algumas armas biológicas foram testadas, principalmente pelo Japão na China ocupada, mas a tecnologia da época ainda era muito pouco eficiente. O maior destaque ficou com uma nova arma não-convencional, mais poderosa que qualquer outra arma já testada até então: bomba atômica. Só os Estados Unidos tinham essa tecnologia, o que aumentava em muito seu poderio bélico e sua superioridade militar estratégica em relação aos soviéticos.

A União Soviética iniciou então seu programa de pesquisas para também produzir tais bombas, o que conseguiu em 1949. Mas logo a seguir, os Estados Unidos testavam a primeira bomba de hidrogênio, centena de vezes mais poderosa. A União soviética levaria até 1953 para desenvolver a sua versão desta arma, dando início a uma nova geração de ogivas nucleares menores, mais leves e mais poderosas.


A União Soviética obteve a tecnologia para armas nucleares através de espionagem. Em 1953, nos Estados Unidos, o casal Julius e Ethel Rosenberg foi condenado a morte por transmitir à União Soviética segredos sobre a bomba atômica norte americana.


Corrida Espacial

A Guerra Fria contribuiu sem dúvida para o desenvolvimento tecnológico, e um dos campos que mais cresceram foram o da exploração espacial.

A União Soviética dá início à corrida espacial no ano de 1957, quando os soviéticos lançaram Sputnik 1, o primeiro artefato humano a ir ao espaço e orbitar o planeta. Em novembro do mesmo ano, os russos lançaram Sputnik 2 e, dentro da nave foi a bordo o primeiro ser vivo a sair do planeta: a cadela Laika.

Após as missões Sputnik, os Estados Unidos entraram na corrida, lançando o Explorer I, em 1958. Mas a União Soviética tinha um passo na frente, e em 1961 os soviéticos conseguiram lançar a Vostok 1, que era tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo.

Após o feito da União Soviética a disputa cresceu ainda mais, tanto que o presidente dos Estados Unidos na época (John F. Kennedy) prometeu levar americanos à Lua e trazê-los de volta em segurança. Dito e feito, em 24 de Julho de 1969 a missão Apollo 11 pousa na superfície lunar com Neil Armstrong e Edwin Aldrin, ambos se tornam os primeiros seres humanos a caminhar em outro corpo celeste.


Divisão da Alemanha

Após a segunda guerra a Alemanha derrotada foi dividida originalmente em 4 áreas e dadas para o controle de Reino Unido, França, Estados Unidos e União Soviética.

 A capital, Berlim, enquanto a sede do Conselho de Controle Aliado, foi igualmente dividida em quatro setores, apesar da cidade estar situada bem no interior da zona soviética

As zonas estadunidense, francesa e britânica se unificaram, originando a Bundesrepublik Deutschland (República Federativa da Alemanha ou Alemanha Ocidental), cuja capital era Bonn. Da zona soviética surgiu a Deutsche Demokratische Republik (República Democrática Alemã ou Alemanha Oriental), com capital Berlim, a porção oriental.



Muro de Berlim

Os planos da construção do muro eram um segredo do governo da Alemanha Comunista. Na madrugada do dia 13 de Agosto de 1961, as forças armadas bloquearam as conexões de trânsito a Berlim Ocidental26 . Eram apoiadas por forças soviéticas, preparadas à luta, nos pontos fronteiriços para os setores ocidentais. Todas as conexões de trânsito ficaram interrompidas no processo (mas, poucos meses depois, linhas metropolitanas passavam pelos túneis orientais, mas não servindo mais as estações fantasma situadas no oriente). Com o levantamento do muro, ninguém podia sair do ou entrar no lado soviético do muro, com isso famílias foram separadas e pessoas morreram em tentativas de fuga.



Para não abandonar as zonas ocidentais de Berlim e dar vitória à União Soviética, os países ocidentais prontificaram-se a criar uma grande ponte aérea, em que aviões de transporte de cargas estado-unidenses, ingleses, e australianos saíam da "trizona" levando mantimentos aos mais de dois milhões de berlinenses que viviam no ocidente da cidade.

O Muro de Berlim começou a ser derrubado na noite de 9 de Novembro de 1989 depois de 28 anos de existência. O evento é conhecido como a queda do muro. Antes da sua queda, houve grandes manifestações em que, entre outras coisas, se pedia a liberdade de viajar.

Mais informações Queda do Muro de Berlim (Wikipedia).


Envolvimentos Indiretos em conflitos

  • Guerra da Coreia: ocorreu de 1951 a 1953, e teve como palco a Coreia. Após a revolução Maoista na China, a Coreia sofreu pressão para adotar o sistema socialista em todo o seu territorio. Porém a região sul da Coreia foi contrária a ideia e com isso recebeu apoio do governo americano. A guerra durou dois anos e teve como consequência a divisão da Coreia em duas, a Coreia do Norte (Socialista e sob influência soviética) e a Coreia do Sul (capitalista e aliada dos Estados Unidos).
  • Guerra do Vietnã: ocorreu de 1959 a 1975 e teve intervenção direta da URSS e dos EUA. O governo americano enviou tropas para o Vietnã, mas apesar de seu poderio bélico, os americanos tiveram dificuldades de enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pela URSS). O conflito cobrou a vida de inúmeros civis e militares de ambos os lados. Sem perspectiva de vitória e com a insatisfação da população americana, o governo americano retirou as tropas em 1975 e com isso o Vietnã passou a ser socialista.  Mais Sobre (Wikipedia)

Fim da Guerra  Fria

O descontentamento da população, atrasos econômicos e crise nas republica soviéticas aceleraram a crise do socialismo e por consequência a queda da URSS. No inicio da década de 90, o então presidente da URSS (Gorbachev) começou a acelerar o fim do socialismo na URSS através de reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças politicas. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.