domingo, 19 de abril de 2015

RESUMO: Energias Renováveis e Não-Renováveis

(Fonte edp.pt)

Energia Renovável

São classificadas como energia renovável as fontes de energia que podem ser utilizadas sem possibilidade de esgotamento da fonte ou em que a fonte possa ser reposta a curto ou médio prazo (seja ela de forma espontânea ou por intervenção humana).

Com a crescente preocupação mundial com relação ao meio ambiente, as fontes de energia renovável tem sido foco de atenção e de grandes investimentos. Atualmente as fontes de energia não renovável ainda são base da matriz energética mundial, mas este cenário tem mudado.




Exemplos de Fontes de Energia Renováveis:

  • Energia Solar: é uma forma de geração de energia relativamente nova, mas quem tem se expandido rapidamente. Basicamente utilizasse painéis fotovoltaicos para a captação da energia solar, que por fim é transformada em energia elétrica.

    Vantagens:
    energia renovável, está disponível em grandes quantidades e não gera poluição.
    Desvantagens: ainda é muito cara, o armazenamento da energia solar ainda é pouco eficiente e outro ponto criticado é a necessidade de alguns minérios na fabricação dos painéis.

  • Energia Eólica: energia gerada a partir da força dos ventos, que giram enormes hélices (aerogeradores). Através do movimento da hélice é gerado um campo magnético na turbina, que por fim esse movimento produz energia elétrica através de um gerador. A energia eólica é mais rentável quando se utiliza uma grande quantidade de aerogeradores, que são os chamados parques eólicos. A instalação dos aerogeradores pode ser tanto em terra (onshore) ou no mar (offshore), sendo a forma offshore mais cara.

    Vantagens:
    provém de uma fonte limpa e inesgotável, não gera resíduos e possuí baixo impacto ambiental
    Desvantagens: geração não regular pois os ventos podem não ser constantes, o que a torna uma fonte menos confiável.

  • Energia de Biomassa: é gerada a partir da decomposição de matéria orgânica (bagaço de cana-de-açúcar, álcool, madeira, palha de arroz, óleos vegetais,...). Como resultado da decomposição é gerado o gás metano, que é utilizado como fonte para a geração de energia.

    Vantagens:
    energia renovável, baixo custo e permite o reaproveitamento do que antes seria lixo.
    Desvantagens: utiliza a combustão o que emite gases do efeito estufa, dificuldade no armazenamento e transporte da biomassa.

  • Hidrelétrica: As usinas hidrelétricas funcionam através da pressão da água que gira a turbina,transformando a energia potencial em energia mecânica. Depois de passar pela turbina o gerador transforma a energia potencial em energia elétrica. Através de fios e cabos a energia é distribuída, e antes de chegar nas casas e comércios é transformada em baixa tensão.
                              

    Vantagens:
    energia renovável e sem geração de resíduos.
    Desvantagens: a principal desvantagem das hidrelétricas é o fato de muitas vezes grandes áreas serem alagadas para a criação das hidrelétricas, o que pode ocasionar na morte de animais e plantas.

  • Energia das Ondas e Marés: também chamada de energia maremotriz e tem como principal "motor" o movimento das marés. Dois tipos de energia maremotriz podem ser obtidos: energia cinética das correntes devido às marés e energia potencial pela diferença de altura entre as marés alta e baixa. Em ambos os casos a conversão das respectivas energias em elétrica é parecida com as hidrelétricas, aonde a água move uma turbina que gera energia elétrica.

    Vantagens:
    energia renovável e não produz nenhum resíduo.
    Desvantagens: os custos ainda são muito elevados e a fonte pode ser inconstante.


  • Energia Geotérmica: como o nome sugere (geo: terra, térmica: temperatura), se utiliza da temperatura do interior da terra para a geração de energia. As perfurações normalmente chegam a alguns quilômetros e com isso as temperaturas podem chegar até 5000°C. Existem duas formas para se gerar energia, a primeira é quando os poços emitem naturalmente vapor de água (gêiseres) e com a força dos vapores turbinas são movimentadas ou água pode ser injetada em poços quentes e assim "criar" um gêiser.
                            

    Vantagens:
    é uma fonte renovável e baixa poluição.
    Desvantagens: pode causar instabilidade geológica, emite altos ruídos e normalmente os vapor de água vem com outros gases e o ácido sulfídrico é um, este possuí odor desagradável, é corrosivo e em altas concentrações pode causar asfixia.

Energia Não Renovável 

São classificadas como fontes de energia não renováveis aquelas em que os recursos são limitados e que como os combustíveis fósseis podem levar milhares ou milhões de anos para serem recompostos.

Atualmente as fontes de energia não renovável são a base da matriz energética mundial e o petróleo ainda é a maior fonte.

Exemplos de Fontes de Energia Não Renováveis:

  • Combustível Fóssil: é um grupo de substâncias formadas por meio de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos. Os combustíveis fósseis contêm alta quantidade de carbono, usados para alimentar a combustão. São usados como combustíveis, o carvão mineral, o petróleo e o gás natural.
    A Administração de Informação de Energia (EIA) estima que em 2007 as fontes primárias de energia se consistiam em petróleo(36,0%), carvão mineral(27,4%), gás natural(23,0%), acumulando um total de 86,4% como principais fontes de energia primária no mundo.1 Outras fontes de energia, em 2006, incluiu a energia hidrelétrica(6,3%) e energia nuclear(8,5%).

    Vantagens: alta eficiência energética, transporte fácil, existe muita tecnologia disponível para essa área e fácil extração se comparado as demais fontes.
    Desvantagens: recursos limitados, acidentes podem contaminar grandes áreas e o maior problema é que a queima dos combustíveis fósseis gera grandes quantidades de gases nocivos ao meio ambiente.

  • Energia Nuclear/Termonuclear: Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Os dois elementos utilizados para a geração de energia nuclear são o urânio (mais utilizados) e o plutônio.

    A tecnologia nuclear tem como uma das principais finalidades gerar energia elétrica. Aproveitando-se do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador.

    Vantagens: não libera gases do efeito estufa, pequena quantidade de resíduos e independente do clima.
    Desvantagens: risco de acidente nuclear (Chernobil), o lixo nuclear é extremamente radioativo e requer condições especiais para armazenamento. E ainda pode causa problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.

(Ciclo Energia/ Fonte: edp.pt)