sexta-feira, 17 de abril de 2015

RESUMO: Peste Negra na Idade Média



O que foi?

A peste negra (ou peste bubônica), foi uma pandemia que assolou a Europa durante o século XIV e era disseminada por pulgas que eram transportadas por ratos. Estimasse que o número de mortos esteja entre 25 milhões e 75 milhões, existe divergências entre os pesquisadores.


Condições da Europa Medieval pré-peste

Em épocas medievais as condições eram precárias em todos os aspectos. As condições de higiene eram precárias, nas ruas haviam lixos e excrementos, as casas eram pequenas e na sua maioria possuíam muitos habitantes. Todos estes fatores contribuíram para a reprodução dos ratos e facilitavam uma maior disseminação da doença entre as pessoas.

Propagação

(Mapa de contágio)
Na época em que a peste se propagou, a Europa era o "centro" do mundo e tudo passava por lá. Por tamanha importância, caravanas comerciais chegavam de vários locais e principalmente do continente asiático. Acreditasse que a peste tenha tido origem na China, e com o intenso comércio marítimo ratos acabavam entrando nos navios e sendo levados para outros países. Os primeiros infectados foram contaminados por pulgas de ratos que continham o bacilo. Já em seu estado avançado a doença começou a se propagar por via aérea através de espirros e gotículas, e como as cidades eram apertadas e populosas o número de infectados cresceu rapidamente.




A doença

A peste negra é causada pela bactéria Pasturella Pestis que está presente em roedores e consequentemente em suas pulgas. A peste era extremamente agressiva e podia matar em até três dias.
A peste podia se manifestar em três formas:

(Sintomas da Doença)
  • Peste Bubônica: a forma mais comum, que gerava inflamações dos gânglios linfáticos do pescoço, virilha e axilas;
  • Peste Pneumônica: atingia o homem pelas vias aéreas atacando diretamente o sistema respiratório. É a forma mais forte da doença e encurta a vida do doente em um ou dois dias. Se não tratada o índice de mortalidade é de 100%.
  • Peste Septicêmica: causa hemorragias em diversos órgãos e as hemorragias formavam manchas escuras na pele, dai o nome peste negra.

 

 

 

Europa pós-peste      

(Médico com roupa para evitar contágio)
Durante o período da peste, a produção agrícola e industrial caiu drasticamente, o que acabou gerando escassez de alimentos e falta de bens de consumo. Com isso os efetivos militares diminuíram, a nobreza empobreceu e a burguesia por ser detentora da exploração do comércio teve uma ascensão.

Pela falta de conhecimento da época, as pessoas acreditavam que a peste era um castigo de Deus devido os pecados cometidos pela sociedade.

A forma como as cidades tentavam conter a doença foi criando zonas de quarentena para os infectados, impedindo o acesso de pessoas. As pessoas ainda usavam vinagre como forma de defesa, pois os ratos e as pulgas evitavam seu cheiro. Com uma medicina ainda em desenvolvimento, não havia muito a se fazer e os doentes acabavam recorrendo a orações e rituais para tentarem se curarem. 


Com todas as situações acarretadas pela peste negra, esta contribuiu para a crise da baixa idade média, com revoltas camponesas, a guerra de cem anos e o declínio da cavalaria medieval.   
_______________________________________________________________________________

Atenção

A peste bubônica ainda existe no mundo e pode matar. A peste é uma doença de notificação compulsória internacional e deve ser comunicada imediatamente, pela via mais rápida, às autoridades sanitárias. A investigação é obrigatória.

_______________________________________________________________________________