terça-feira, 19 de abril de 2011

RESUMO: Sistema Digestivo

A digestão é um processo físico-químico complexo que promove a quebra de macromoléculas em moléculas menores para que as células possam absorver os nutrientes contidos nelas e, assim, abastecer o nosso corpo.

Órgãos da digestão
O sistema digestório, no ser humano, é formado pelos seguintes órgãos: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino delgado, Intestino grosso e Ânus. Existem ainda alguns anexos da digestão: Glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Boca
Na boca ocorre a trituração, insalivação e a deglutição.
Trituração ou mastigação – feita pelos dentes
Insalivação – ação da saliva nos alimentos
Deglutição – ato de engolir os alimentos
  

Digestão na Boca
O Amido é quebrado e transformado em maltose pela amilase salivar ou ptialina.

Anexas à boca estão três pares de glândulas salivares (2 parótidas, 2 sublinguais, 2 submaxilares), que são órgãos produtores de saliva. A saliva contém uma enzima do tipo amilase, chamada ptialina, que age sobre o amido e o transforma em maltose, uma variedade de açúcar formada pela união de duas moléculas de glicose.
Os dentes cortam, prendem e trituram os alimentos. Em um ser humano adulto, existem 32 dentes, dezesseis em cada arco dental, assim distribuídos:
  • Quatro incisivos – localizados na frente, dois do lado esquerdo e dois do lado direito -, que cortam os alimentos;
  • Dois caninos – também chamados de “presas”, um de cada lado -, que perfuram os alimentos;
  • Quatro pré-molares – dois de cada lado -, que trituram os alimentos;
  • Seis molares – três de cada lado -, que também trituram os alimentos; destes, o terceiro ou último molar (o dente do siso) pode nunca vir a nascer.

 Da boca para o estômago
  Após a mastigação e a insalivação, forma-se o que chamamos de bolo alimentar, que é deglutido. Após o ato de engolir, o bolo alimentar passa pela faringe e chega ao esôfago.
 
Faringe
A faringe é um órgão cavitário alongado em forma de funil, situado logo a pós a boca. Quando o alimento chega à faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago.  

Esôfago
O esôfago é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 centímetros de comprimento. Em sua parede superior, ele se comunica com a faringe; em sua parte inferior, comunica-se com o estômago. Por meio de movimentos peristálticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.

Movimentos peristálticos
A deglutição é um movimento voluntário, isto é, executamos conscientemente o ato de engolir. A partir daí, os movimentos peristálticos conduzem o bolo alimentar pelo tubo digestório. Esses movimentos são involuntários, isto é, independem da nossa vontade. São contrações dos músculos situados no esôfago, no estômago e nos intestinos, onde são mais intensos. Além de empurrar o alimento ao longo do tubo digestório, promovem a sua mistura.
Os movimentos peristálticos participam da digestão mecânica, fazendo com que o bolo alimentar seja empurrado do esôfago para o estômago.

Digestão no estômago
No estômago, os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, rico em pepsina (enzima) e ácido clorídrico (HCl), produzido pelas glândulas da mucosa. A pepsina, principal enzima do estômago, atua na transformação das proteínas.  O suco alimentar resultante da digestão gástrica é denominado quimo; por isso, a digestão gástrica é também denominada quimificação.  No estômago ocorre a digestão das proteínas, transformando-as em aminoácidos.
Se ocorrer uma corrosão no estômago, ele ficará inflamado, gerando as gastrites e se agravar e ocorrer ferimento, ocorrera uma úlcera.

Intestino delgado

*       Maior órgão do sistema digestório. Possui aproximadamente 6 metros.
*       Rico em enzimas.
*       Lipase: atua nos lipídios.
*       Amilase pancreática: atua no amido.
*       Bile: atua também quebrando os lipídios.
*       Maltase: atua na maltose - gera glicose.
*       Sacarase: atua na sacarose - gera glicose e frutose
*       Lactase: atua na lactose - gera glicose e galactose
*       Peptidases: atuam nos peptídeos, transformando-os em aminoácidos.

Digestão no intestino delgado
No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão dos nutrientes, bem como a sua absorção, ou seja, a assimilação das substâncias nutritivas.
No duodeno, são lançadas as secreções do fígado e do pâncreas. Nessa primeira porção do intestino delgado, é realizada principalmente, a digestão química – com a ação conjunta da bile, do suco pancreático e do suco entérico ou intestinal atuando sobre o quimo.

Na digestão química, há a ação dessas secreções:
  • Bile – secreção do fígado armazena na vesícula biliar. Ela é lançada no duodeno através de um canal e não contém enzimas digestivas; mas os sais biliares separam as gorduras em partículas microscópicas, funcionando de modo semelhante a um detergente. Isso facilita a ação das enzimas pancreáticas sobre os lipídios.
  • Suco pancreático – É produzido pelo pâncreas. Possui várias enzimas que atuam n digestão das proteínas, dos carboidratos e dos lipídios.
  • Suco entérico – é produzido pela mucosa intestinal. Possui enzimas que atuam na transformação, entre outras substâncias, das proteínas e dos carboidratos.
Ao término do processo digestório no intestino delgado, o conjunto de substâncias resultantes forma um líquido viscoso de cor branca, denominado quilo. A digestão continua no jejuno e no íleo.

O destino dos alimentos
O quilo, produto da digestão, é composto pelos nutrientes transformados em moléculas muito pequenas, mais as vitaminas e sais minerais. As substâncias que formam o quilo podem ser absorvidas pelo organismo, isto é, atravessam as células do intestino, por meio das vilosidades do intestino delgado.
Com isso, ocorre a passagem das substâncias nutritivas para os capilares sanguíneos – ocorre a absorção dos nutrientes. O que não é absorvido, parte da água e massa alimentar, formada principalmente pelas fibras, passa para o intestino grosso.

Intestino grosso
Após a digestão no intestino delgado, o que resta do quilo chega ao intestino grosso. Este absorve a água e os sais minerais ainda presentes nos resíduos alimentares, levando-os, então, para a circulação sanguínea.
Algumas bactérias intestinais fermentam e assim decompõem resíduos de alimentos e produzem vitaminas (a vitamina K e algumas vitaminas do complexo B), que são aproveitadas pelo organismo. Nessas atividades, as bactérias produzem gases – parte deles é absorvida pelas paredes intestinais e outra é eliminada pelo ânus. 
O material que não foi digerido, as fibras, por exemplo, forma as fezes que são acumuladas no reto e, posteriormente, empurradas por movimentos musculares ou peristálticos para fora do ânus. É quando sentimos vontade de defecar, ou seja, eliminar as fezes.
Concluídas todas as etapas da digestão, os nutrientes que chegam à circulação sangüínea são distribuídos a todas as células, e assim são utilizados pelo organismo.


Obs.:

Anexos da digestão

Fígado
É uma glândula localizada no lado direito do organismo. Produz a bile, que atua na digestão de gorduras.
A Bile é produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar e lançada bo Duodeno (intestino).

Pâncreas
É uma glândula localizada no lado esquerdo do corpo, abaixo do estômago. Produz o suco pancreático, formado por 3 enzimas (tripsina, lipase e amilase pancreática).


Tripsina – atua na digestão das proteínas
Lipase – atua na digestão dos lipídios (gorduras)
Amilase pancreática – atua na digestão do amido

As três enzimas atuam no intestino delgado.