segunda-feira, 1 de junho de 2015

RESUMO: Civilização Egípcia

Civilização Egípcia

Visão Geral

 Desenvolveu-se no nordeste da África, ao longo do rio Nilo (vale e delta), onde se fertiliza um estreito corredor, que é cercado por ambos os lados pelo deserto. Foi uma das civilizações caracterizadas pelo modo
de produção asiático, tendo como base econômica a agricultura irrigada, sendo chamada de civilização hidráulica.



 O Egito inicialmente estava dividido em regiões autônomas chamadas nomos (período pré-dinástico). Por volta de 4000 a.C. estes nomos foram agrupados em reinos do Alto e do Baixo Egito, que por fim foram unificados pelo primeiro faraó, chamado Menés.

 A partir da unificação foi instaurado o período dinástico, subdividido em:
  • Alto/Antigo Império (3200 a.C. – 2100 a. C.): monarquia absoluta com base teocrática, onde o faraó era o líder máximo e visto como uma divindade. Teve como capitais as cidades de Tinis e Mênfis. Período da construção das grandes pirâmides, obras de drenagem, obras para facilitar a irrigação e de pacifismo.
  • Médio Império (2100 a.C. – 1580 a.C.): monarquia absoluta com base legal, tendo Tebas como capital. Foram invadidos pelos hicsos (nômades do deserto) em 1750 a.C., o que levou a introdução do uso do cavalo e dos carros de guerra em batalhas. Os hicsos permaneceram por aproximadamente 170 anos no Egito
  • Novo Império (1580 a.C. – 715 a.C.): inicia-se com a expulsão dos hicsos pelo faraó Amósis I (1580 a.C.). Foi a época de expansionismo e de apogeu da civilização egípcia com Tutmés III e Ramsés III. Lutas sociais e invasões estrangeiras (líbios, etíopes e assírios) puseram fim à civilização egípcia.
  • Renascimento Saíta (650 a.C. a 525 a.C.): é considerado um período a parte da história do Egito. Foi um período de curta independência política, entre a expulsão dos assírios e a conquista do pais por Cambises, rei dos persas em 525 a.C.